November 22, 2014

You are here: Home Àcerca da OZBHY

Àcerca da OZBHY

Àcerca da OZBHY

Missão

A Ordem Zen Budista de Hsu Yun é uma organização internacional consistida de practicantes individuais, sanghas e centros de práctica através do Mundo Ocidental. De entre os mandatos da nossa Ordem destacamos:

  • Tornar o Zen accessível ao Ocidente através de uma modalidade occidentalizada mas que mantém intact a linhagem tradicional
  • Estar ao dispor de todo os que manifestem o interesse de aprender sobre o Zen
  • Providenciar materiais e uma comunidade online para o estudo do Budismo Zen
  • Abstermo-nos de conflicto com outros indivíduos e grupos
  • Abstermo-nos de discussões políticas e de debates que não sirvam o Darma

Sanghas nos Estados Unidos e pelo Mundo

Através deste website temos o prazer de estar ligados ao nosso clero que orienta sanghas locais pelo mundo fora: nos Estados Unidos: Fa Lohng Shakya em Olympia Washington, Yin Zhi Shakya na Florida; Yin Ming Shakya no Texas, Fa Liang Shakya no Tennessee, e Fa Jiàn Shakya em Lincoln, Nebraska. Internacionalmente: Fa Lian Shakya na Grécia; Yin Ming Shakya em Cuba; Fa Yang Shakya na Venezuela.

Fundador da Order

ChuanZhi_JyDin_1
Grande Mestre Jy Din Shakya com Chuan Zhi Shakya, 8 de Novembro de 1997.

A Ordem Zen (Chan) Budista de Hsu Yun (OZBHY) foi fundada em 8 de Novembro de 1997 pelo Grande Mestre Jy Din Shakya, Abade e fundador do Templo de Hsu Yun em Honolulu. O acontecimento coincidiu com a cerimónia de tomada de ordens em que ele deu a Chuan Zhi Shakya o seu próprio nome, uma honra rara para se atribuir a um discípulo. No ano seguinte, em Maio de 1998, o Grande Mestre Jy Din acompanhou o Reverendo Chuan Zhi à China onde este foi ordenado numa cerimónia no Templo Hong Fa que demorou um mês inteiro. No fim da cerimónia, Chuan Zhi deu entrada nos Registos Internacionais Budistas como Abade da Ordem Zen Budista de Hsu Yun (Hsu Yun Chan Yuen).

Grande Mestre Hsu Yun

O Mestre Hsu Yun é considerado o mestre Chan (Zen) mais famoso do Século 20 tanto na China como em qualquer outra parte do Mundo, e tornou-se particularmente conhecido pelos seus esforços de espalhar o Darma ao longo da sua excepcionalmente longa vida.

De acordo com os poucos registos disponíveis, Hsu Yun nasceu aproximadamente em 1839 na província de Guangzhou. Durante a sua juventude, gostava de ler sobre o Budismo Chan e foi durante a adolescência que decidiu entrar na vida monástica, a despeito da forte oposição posta pela sua família. Foi entao com 20 anos de idade que em 1859 tomou ordens do Grande Mestre Miao-lian no Templo Gu Shan.

hsuyun-hongfa
Grande Mestre Hsu Yun (Núvem Vazia) in 1954 no Templo Zhen Ru na Montanha Yunju, Província de Jiangxi.
Hsu Yun passou grande parte da sua vida a viajar pela China e pelo Sudoeste Asiático dando aulas e orientando retiros intensivos de Chan. A sua paixão de trazer o Chan ao primeiro plano da consciência Chinesa levou-o a restaurar inúmeros templos e mosteiros, muitos que precisavam de grandes reparos e outros que tinham sido abandonados por falta de interesse no Chan. Entre eles encontra-se o Mosteiro de Nan Hua que foi fundado por Hui Neng o Sexto Patriarca da China. Hsu Yun não só restaurou e revitalizou este famoso templo, como ainda fundou uma escola para o ensino de Budismo, e também uma escola primária para crianças pobres da area que de outra forma não teriam acesso à educação.

O Grande Mestre Hsu Yun faleceu em Outubro de 1959, no mosteiro Zhen Ru. Tinha 120 anos de idade.


Grande Mestre Jy Din Shakya

Grande Mestre Jy Din Shakya nasceu em 17 de Novembro de 1917 numa família rica da China. Sobreviveu à invasão Japonesa da China durante a II Guerra Mundial e, mais tarde, aos ataques às actividades religiosas perpetrados pelos Comunistas Chineses. Jy Din encontrou-se com o Mestre Hsu Yun pela primeira vez em 1934 aquando de uma visita ao Mosteiro de Nan Hua. "Algo me aconteceu quando lhe via face," escreveu mais tarde, "caí de joelhos e toquei o chão com a testa numa profunda vénia. Os meus amigos ficaram surpreendidos. Eu nunca tinha feito uma vénia a ninguem em toda a minha vida."

JyDin_1
Grande Mestre Jy Din Shakya no Templo Hsu Yun, 1998.

Jy Din foi foi ordenado no Mosteiro Nan Hua em 1937, depois de muito encorajamento do Mestre Hsu Yun, que sempre lhe pedira que se ordenasse monje nesse templo. Jy Din tornou-se então tradutor de Hsu Yun enquanto ambos viajavam pela China a ensinar o Budismo Chan.

Em 1949, Hsu Yun pediu-lhe para ir para o Hawaii e estabelecer um templo Budista que providenciasse suporte à população Chinesa local. Em 1956 Jy Din já tinha angariado uma quantia suficiente para construir um templo no estilo tradicional Chinês, localizado em 42 Kawananakoa Place em Honolulu. O Mestre Jy Din chamou-lhe Templo Hsu Yun em honra do seu querido Mestre.

Ao fim de anos ao serviço da comunicade étnica Chinesa do Hawaii, o Mestre Jy Din apercebeu-se que, dada a sua orientação étnica, o templo tinha uma natureza limitada e estava efectivamente a excluir a população não Chinesa.

4_temple_outside_a
Templo Hsu Yun em Honolulu, Hawaii. O Templo foi fundado pelo Grande Mestre Jy Din Shakya em 1956.

Nos anos 90 ele apercebeu-se do poder da Internet como um meio de espalhar os ensinamentos Budistas pelo Mundo. Em 1998 Jy Din nomeou o seu discípulo e herdeiro, Chuan Zhi, Abade da Ordem de Hsu Yun e incluiu o mandato de que a Ordem continue a sua presença online para a promoção e estudo do Zen/Chan.

O Mestre Jy Din faleceu com 85 anos em 13 de Março de 2003, após uma longa e prolongada doença. Jeanne Lum, um member do Concelho de Direcção do Templo, disse: "O seu mais saliente princípio era aceitar tudo e todos sem nunca se queixar, não ralhava nem se irritava com ninguém, e sempre acreditou que se se fosse bondoso para com as pessoas más elas melhorariam gradualmente." A direcção do Templo de Hsu Yun e a orientação spiritual da Ordem de Hsu Yun passou para o Mestre Fat Wai Shakya.


Chuan Zhi Shakya

ChuanZhi_FaHui_1
Reverendo Chuan Zhi Shakya com o Mestre Fat Wai Shakya, Abade do Templo de Hsu Yun.
Chuan Zhi nasceu em 12 de Outubro de 1960 em Lafayette, Indiana, Estados Unidos. Licenciou-se em Física em 1983, e passou os dois anos seguintes a ensinar Matemática em Bogotá na Colombia. Ao regressar aos Estados Unidos, continuou a sua educação em Física na Purdue University e depois ingressou no mercado de tabalho como Físico Experimental em 1986. Após um longo fascínio pelo Budismo Zen, obteve ordenação do Grande Mestre Jy Din Shakya (em 8 de Novembro de 1997). Chuan Zhi recebeu ordenação no Templo Hong Fa na China em 1998 sob o Grande Mestre Jy Din, Ben Huan, Shou Ye e outros.


Mestre Fa Hui Shakya


fa-hui-1.5in_w_titleO Mestre Fa Hui tomou ordens do Grande Mestre Fat Ying Shakya em 15 de Agosto de 1945, do mesmo dia em que o Japão se rendeu às Potências Aliadas, e que marcou o fim da guerra no Pacífico. O Mestre Fa Hui passou a Abade do Templo de Hsu Yun pouco tempo depois do falecimento do Grande Mestre Jy Din, e tem sido desde então instrumental na continuada evolução da OZBHY.

Quando lhe perguntaram se gostaria de endereçar uma mensagem à comunidade da OZBHY, respondeu: "Cuidai que em enveredando pelo Chan, não vos deixeis desviar por outros caminhos. Mantende-vos neste caminho. Muitos pensam que por mudarem de via ou por misturarem elementos de diversas vias, atingirão o estado de Buda mais rápida e fácilmente. Tal não é verdade. Mantende-vos a direito e não vos deixeis desviar ou distraír do Chan. Mantende uma práctica simples e focada. Sê gentis para com os outros e não vos envolveis em conflictos."


Linhagem

O Sexto Patriarca do Chan, Hui Neng, fundou a sua Ordem no ano 675 AD num mosteiro que ele chamou Bao Lin Ji, e que veio depois a ser conhecido como Nan Hua Si. Este historico templo está localizado a cerca de 150 quilómetros a Norte de Guang Zhou no pequeno rio de Caoxi. A linhagem de Hui Neng continua pelo mundo fora através de diversos ramos e é transmitida através de uma sucessão de Herdeiros do Darma. De acordo com os registos documentais Chineses, o Mestre Hsu Yun era um herdeiro directo de Hui Neng, ainda que separados por 54 gerações, e Jy Din era também herdeiro directo na 55ª geração. [A sequência de linhagem é descrita num poema que lista cronológicamente os nomes de Darma que são atribuidos de mestre a discípulo. Uma vez que se chegue ao fim da lista, a atribuição repete-se novamente a partir do início. Por exemplo, Jy (Zhi) atribui o nome "Chuan" (56ª geração), Chuan atribui o nome "Fa" (57ª geração), Fa atribui o nome "Yin" (58ª geração) e Yin atribui o nome "Zheng" (59ª geração). A série de ensaios do Reverendo Chuan Zhi: Zen Ocidental: Transição e Turbulência apresenta uma exposição sobre o valor e as deficiências deste sistema de linhagem.]


Advertência

A Ordem Zen Budista de Hsu Yun (OZBHY ou Zen Buddhist Order of Hsu Yun - ZBOHY) é regida pelo Reverendo Chuan Zhi Shakya e está representada pelos websites www.hsuyun.org e www.xuyun.org e não está associada com outros grupos ou websites que se possam representar como ZBOHY our OZBHY nos Estados Unidos, ou em qualquer outro país a menos que se identifiquem como estando afiliada com esta no nosso website. Dado o nosso mandato de nos abstermos de agendas políticas, a OZBHY não está associada ao Fa Lun Gong nem a outros grupos político-religiosos que sejam ilegais na República Popular da China our em qualquer outro país.

Opiniões individuais expressas pelo clero da OZBHY/ZBOHY não são necessáriamente as mesmas da Ordem, do Concelho de Direcção, ou dos Fundadores ou Directores Espirituais da Ordem.

Questões sobre a Ordem devem ser dirigidas a Chuan Zhi Shakya ou Fa Dao Shakya.


Uma nota sobre as referências a "Zen" ou "Chan"
"Zen" e "Chan" são ambas expressões do termo Dhyana, que significa "habitar" ou "meditar". "Zen" é a pronunciação Japonesa do character Chinês "Chan". Dado que o termo, Zen foi o primeiro a aparecer e ser utilizado no Ocidente, é também o usado com mais frequência. É essa a razão pela qual a OZBHY usa ambos os termos concorrentemente.

Termos Chineses
Estas páginas utilizam transliteração em Pinyin (o standard Chinês contemporâneo) em vez do sistema Wade-Giles que é actualmente usado quase exclusivamente em Taiwan. Mas mesmo em Pinyin as palavras Chinesas sâo por vezes escritas de forma diferente, dependendo da época, local de orígem e dialecto local, por isso é natural que se encontrem discrepâncias entre estas páginas e outra literatura em relação à forma como se escrevem alguns nomes de pessoas e de locais.


Nota Final
Na realidade, a práctica do Chan é uma actividade tão pessoal quanto comunitária. Não e a intenção da OZBHY de requerer uma conformidade estrita de práctica. Pelo contrário, o nosso objectivo é apresentar ensinamentos Chan clássicos e contemporâneos, numa linguagem acessível e Ocidental, e que sirva de guia a todos os que estejam a seguir a nossa Via.

Kirby_Robes_A_small

Reverendo. Fa Dao Shakya, Director da Ordem Zen Budista de Hsu Yun. Foto tirada em Dezembro de 2004

É o nosso propósito e intenção, apresentar os ensinamentos de Hsu Yun e da linhagem de Lin Chi de uma forma que os torne acessíveis aos practicantes ocidentais. Esperamos ser capazes de oferecer aos nossos grupos afiliados e as praticantes isolados o benefício de pertencerem a uma sangha internacional.

Oferecemos humildemente o que nos foi dado: o conhecimento moderno e uma abordagem Ocidental ao Tao dos Mestres Clássicos do Chan do Sul.

Namo Amotofo
Rev. Fa Dao Shakya, Director, OHY


*Dada a grande quantidade de spam recebido pelo nosso website, os nossos servers de email implementam algoritmos de filtragem bastante aggressivos. Por favor verifique se o seu email não implementa cabeçalhos (headers) que não sejam standard e não inclui texto ou objectos que possam ser confundidos com spam ou com virús.